A palavra Pentecostes vem do grego e significa “50 dias após a Páscoa”. Antigamente, estava relacionada à época do ano em que se realizava a colheita. Pessoas vindas de diversos lugares se reuniam para a grande celebração da fartura de alimentos. Com a vinda do Cristo, a colheita assume significado mais profundo: homens de diferentes origens sentem a necessidade de “repartir o alimento espiritual”. Isto é, de proclamar ao mundo a união entre os povos, baseada no amor verdadeiro: o amor de Cristo. O arcanjo Rafael, guardião das forças sanativas que age dentro do ser humano, é lembrado nesta época.

Segundo a história, no 50º dia após a Páscoa, os apóstolos reunidos se encontraram com o Espírito Santo. A partir daí, mesmo falando línguas diferentes, os homens foram capazes de se entender. O momento também marca o fato de os apóstolos estarem prontos para a aplicação dos ensinamentos que receberam de Cristo.

Pentecostes é a festa cristã da liberdade e do amor que abre as portas para o futuro. Ela ocorre todo ano, no mês de outubro. Sua cor é o amarelo. Um tom que quer iluminar tudo, assim como o espírito humano que deve ser luminoso. De acordo com Rudolf Steiner, Pentecostes é a festa do futuro da humanidade. A partir da consciência de que apenas em união com o próximo é que podemos nos desafiar a crescer interiormente, buscamos forças de superação que se expressem nos atos mais simples do dia a dia. E assim, somos chamados a exercitar a fraternidade, a compaixão e o amor ao próximo.

Com a chegada dos tempos modernos, o significado da colheita, da divisão do alimento e consequente confraternização entre homens diferentes, foi ficando cada vez mais distante à medida que o individualismo levou à intolerância e ao isolamento. Se por um lado, hoje temos mais facilidades em obter alimentos, por outro lado desaprendemos a compartilhar esse momento.

Mas na nossa escola, pautada pelos princípios da Pedagogia Waldorf, as festas cristãs são vivenciadas junto com as crianças de maneira que fique evidente o que há de especial na época de Pentecostes. Uma das formas de atingir esse objetivo é fazer os alunos experimentarem o ato de servir ao próximo com os talentos que nos são dados. Isso se dá pelo conhecimento das profissões do ser humano como o padeiro, o marceneiro, o sapateiro e o pedreiro, além da vivência das várias línguas e culturas de países diferentes.

Outro rito de Pentecostes começa com um aviso aos pais para que as crianças levem uma fruta para a escola. Os professores com seus alunos cortam as frutas em pedaços e se encontram no salão de almoço para, juntos, prepararem e saborearem uma grande salada de frutas. Músicas da época são cantadas em vários idiomas e a decoração é marcada por pombas brancas que simbolizam a paz entre os homens.