Em 1919, quando foi fundada a primeira escola Waldorf, a Euritmia foi incluída como matéria fundamental no currículo. Steiner acreditava que a manifestação artística é a mais elevada realização que o espírito humano pode almejar, porque está intrinsecamente relacionada com nossa criatividade.

Além desta arte transformar a palavra em dança, através de coreografias de imensa beleza, a Euritmia desenvolve a sensibilidade e a habilidade de transmitir, através de movimentos corporais toda uma gama de sensações presentes na música e na poesia.

A Euritmia é introduzida no currículo escolar da Pedagogia Waldorf a partir dos 3 anos de idade. Vivenciada com música ao vivo e em grupo, permite às crianças fortalecerem a conexão com a unidade, desenvolverem a inteligência emocional e perceberem as três forças da alma humana: querer, sentir e pensar

Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental Básico, a Euritmia é uma disciplina que auxilia na alfabetização e na apropriação da linguagem falada e escrita, pois permite à criança “dançar a palavra” já que, para cada letra, para cada fonema, existe uma relação com gestos e movimentos corporais.