Na Manacá, assim como em outras escolas Waldorf, dá-se grande importância ao trabalho com as mãos, principalmente na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A habilidade com os dedos, segundo Karl-Reinhard Kummer, cria um pensamento ágil. “A criança em idade escolar exercita-se até chegar a realizar habilmente qualquer atividade manual. Uma atividade externa pressupõe sempre uma atividade espiritual íntima. Quanto mais esmerada for essa atividade, mais sutil será também o pensamento.” 

No 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças aprendem tricô. No 2º ano, fazem crochê e, no 3º ano, ampliam as habilidades com tricô, com pontos mais complexos. A turma do 4º ano borda ponto cruz e, no 5º ano, o desafio é fazer meias de tricô utilizando cinco agulhas. Para além da relação com a matemática, que surge da necessidade de contar e calcular os pontos, o trabalho manual representa um intenso exercício da vontade.

Fonte: www.institutoruthsalles.com.br